Facebook Irlofil Instagram Blog Irlofil

Blog/Benefícios do amendoim

Voltar Voltar

7-curiosidades-sobre-o-amendoim
31/10/2016
7 CURIOSIDADES SOBRE O AMENDOIM
1. O amendoim, contém teores elevados de lipídeos – cerca de 40% a 60% – e de proteínas – 8% a 20%. Em relação à qualidade protéica, o amendoim apresenta, de forma geral, um perfil de aminoácidos essenciais que atende a maior parte das necessidades das pessoas, com exceção dos aminoácidos lisina e dos sulfurados (metionina e cisteína).
 
2. É possível encontrar outros nutrientes e substâncias com propriedades funcionais, dentre elas os ácidos graxos, principalmente o pasta de amendoim – getty images (5)ácido graxo oléico e linoléico. Essa composição é importante para a saúde, uma vez que esses ácidos contribuem para a redução das frações de colesterol ruim. O efeito benéfico do consumo do amendoim é mostrado em vários estudos, alterando beneficamente o perfil lipídico dos consumidores.
 
3. O teor de minerais no amendoim é relevante, destacando-se entre os minerais, a composição em ferro, cálcio, zinco e selênio. Além desses, podemos enfatizar o alto teor de potássio (melhora na contração muscular) e a reduzida concentração de sódio no amendoim, composição esta que pode favorecer o controle da pressão arterial, contribuindo assim, para a manutenção da saúde.
 
4. O amendoim contém teores consideráveis de fitoesteróis, que podem contribuir na redução do colesterol ruim. Os fitoesteróis também têm siso apontados como auxiliares na redução do risco de câncer de cólon, mama e próstata.
 
5. O amendoim é boa fonte de vitamina E, nutriente essencial para o sistema de defesa antioxidante e anti-inflamatória do organismo, desempenhando ações como inibição da oxidação lipídica e proteção contra o estresse oxidativo. A vitamina E pode agir ainda, como substância protetora contra alguns tipos de cânceres, como de próstata e esôfago.
 
6. O amendoim é uma boa fonte de fibra alimentar, com teor considerável de fibras insolúveis, que ajudam na saúde intestinal. Além disso, gera saciedade e participa na redução da glicemia.
 
7. Encontra-se boas quantidades das vitaminas do complexo B no amendoim, que auxiliam na digestão e ajudam a afastar o mau humor pois participam da formação de neurotransmissores essenciais para o bem estar.