Facebook Irlofil Instagram Blog Irlofil

Blog/Benefícios do amendoim

Voltar Voltar

beneficios
13/01/2013
Benefícios

Benefícios da pasta de amendoim integral para quem treina

A cada dia que passa a pasta de amendoim integral se torna mais popular, mas muitos ainda não sabem que além de ser saborosa, ela pode ser muito útil para quem treina visando hipertrofia ou queima de gordura.

A pasta de amendoim integral é um alimento rico em vários nutrientes que auxiliam nosso progresso na academia. É um dos vegetais com maior concentração de proteína, contém gorduras boas, fibras, vitaminas, minerais e absolutamente nada de açúcar.

Ela pode ser usada tanto como um hipercalórico natural para auxiliar na hipertrofia ou como supressor natural de apetite (em quantidades menores) para quem está em fase de definição. Em ambos os casos será um alimento que auxiliará na construção muscular e no seu progresso em geral.

No caso de quem visa hipertrofia, a pasta de amendoim será uma maneira fácil de adicionar mais proteína e calorias na dieta. Muitas pessoas falham em ganhar massa muscular por não conseguir comer o suficiente todos os dias, usar a pasta é um método de “contrabandear” mais proteínas e calorias para dentro do corpo sem esforço devido a sua densidade e sabor agradável – se você não se controlar é capaz de comer o pote inteiro de uma vez. Você já viu alguém comer frango e batata doce todos os dias e falar que quer mais ? Agora você está entendendo…

Já para quem visa perda de gordura, mesmo sendo um alimento hipercalórico, a pasta de amendoim funciona como um supressor natural de apetite por conta da combinação de gorduras, proteínas e fibras. 

Qualquer pessoa que está em uma dieta para queimar gordura sabe como é difícil controlar as vontades por alimentos calóricos (e saborosos), ao usar a pasta de amendoim você mantém essas vontades sob controle e não fica tão propenso a recaídas. Isto também ocorre porque o amendoim é rico em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina que vai te fazer “feliz” depois de comer (imitando o efeito que buscamos ao comer porcarias, mesmo que subconscientemente).

A pasta de amendoim não vai facilitar acúmulo de gordura – independente de qual seja seu objetivo – o que vai definir se você ganha ou perde gordura é o consumo total calórico do dia. É necessário deixar isso claro pois muitas pessoas pensam que amendoim é “um alimento que engorda”. O que engorda é comer demais e não o uso de determinados alimentos.


*Lanches para se comer a noite

- Queijo Cottage e pasta de amendoim natural

Este pode ser uma opção de lanches para comer de noite mais eficaz para a hipertrofia, o queijo cottage com pasta de amendoim natural. Esse lanche contém uma fonte proteica de absorção muito lenta, e ainda agrega uma quantidade interessante de gorduras saudáveis, que reduzem ainda mais o tempo de digestão do alimento mantendo você alimentado por mais tempo.

  • Uma quantidade legal para esse lanche é ½ xícara de queijo cottage e uma colher de sopa de pasta de amendoim.

- Amendoim combinado ao uso de suplementos

Á muitos suplementos de proteínas que são de absorção lenta e pouco carboidratos. O que faz com que estes também sejam ideais para tomar antes de dormir. A caseína, por exemplo, é um destes que demora mais para ser absorvido pelo corpo. Você pode ainda adicionar no shake de caseína a pasta ou manteiga de amendoim para ter um pouco de gordura saudável na noite.

Evite sempre proteínas como o soro do leite que contêm nos (whey) antes de dormir, pois estes liberam um nível elevado de insulina. E como falado, ela tem função de armazenamento, e diminui o trabalho de queima de gordura no corpo.


*Delícias para dieta de quem treina

- Smoothie de banana com pasta de amendoim.

  • Bata no liquidificador ou mixer
  • 1 banana congelada (descasque, fatie e deixe algumas unidades no freezer para usar aos poucos),
  • 2 col. de pasta de amendoim
  • 1 xíc. de leite de amêndoas
  • Cubos de gelo

 
- Anti-Catabólico Matinal

  • 150ml água
  • 2 Scoops de Whey Protein
  • 3 Colheres de Aveia
  • 2 Colheres de Farinha de aveia
  • ½ Colher de sopa de Café Solúvel
  • 1 Colher  cheia de Pasta de Amendoim
  • 1 maçã ou 1 banana

Observação:

Se estiver em Bulk (Off season): 1 Colher cheia de Leite Condensado (Para pico de insulina)
Se estiver em Cut:  6 gotas de adoçante

 Mode de preparo

Se preferir a maçã, retire parta ao meio, retire as sementes, se preferir a banana, descasque e faça rodelas, adicione ao liquidificador junto aos 150ml de água e  demais ingredientes, bata de 30 a 40 segundos, pode se sevir.

Dose individual.

O Bulking: período quando o objetivo primário é construir músculos, ganhar peso, aumentar a força ou todas as anteriores. As calorias consumidas são aumentadas, por isso existe um excedente calórico. Essa fase é muito usada pelos fisiculturista na época de “off season” (período aquisitivo fora das temporadas de competições onde atletas aproveitam para ganhar maior capacidade física).

 

O Cutting: é um período quando o objetivo primário é perder gordura, peso, ganhar peso magro, ou todas as anteriores. Calorias consumidas diminuem e ou aumenta-se o gasto calórico. Então o déficit calórico está presente. Essa fase é adotada pelos fisiculturistas em “pre-contest” (fase que antecede as competições)